Quinta-Feira, 17 de Janeiro de 2019

Dificuldades para organizar finanças no momento da compra do imóvel
 
Ao tomar a decisão de comprar um imóvel, muitas pessoas encontram dificuldades para organizar finanças. Essas dificuldades vão desde a acumulação de capital para conseguir dar entrada no financiamento, até na preocupação real de ter uma parcela com um valor considerável para pagar por mês durante alguns anos.

Apesar de parecer uma tarefa difícil ( ou até mesmo “impossível” para algumas pessoas ), nesse artigo nós vamos abordar algumas das maiores dificuldades para organizar finanças que você pode ter, e vamos consequentemente expor algumas ideias para que você consiga dar esse importante passo para realizar os seus sonhos. Continue lendo!

Planejando os seus gastos
Muitas pessoas acreditam que os seus gastos mensais são variáveis. Apesar de essa afirmativa ter um fundo de verdade, com uma observação mais profunda você irá perceber que dificilmente você irá variar seus gastos de uma média mensal estabelecida pelo seu próprio comportamento.

O que isto quer dizer? Quer dizer que mesmo você gastando com lazer e tendo alguns outros gastos adicionais, durante alguns meses eles ainda permanecem dentro de uma “média” mensal. Agora, você provavelmente deve estar se perguntando: como eu descubro essa média? E a resposta é simples – colocando tudo no papel.

Faça esse exercício de anotação dos seus gastos ( sem efetuar nenhum corte ) durante pelo menos três meses. Após esse exercício, certamente você terá uma visão panorâmica bem melhor do seu comportamento e dos seus gastos mensais.

Após esse exercício, a dificuldade de ter controle do seu orçamento deve diminuir consideravelmente. E dessa forma, você estará apto para seguir para o próximo passo para organizar as suas finanças.

Controlando o seu orçamento
Basicamente, o controle do seu orçamento mensal é a segunda maior dificuldade que as pessoas encontram para organizar finanças.

Levando em consideração que você deve ter feito o primeiro exercício anterior, agora você deve ter uma noção muito maior em relação aos seus gastos mensais.

Com essa visualização, fica muito mais fácil organizar um plano de ação para que você consiga cortar alguns gastos desnecessários ( que muitas das vezes são muitos ). Com esse corte, rapidamente você conseguirá observar quanto será possível poupar de maneira constante por mês, e com uma rápida conta, você poderá ter ideia de quanto você poderá ter em alguns meses.

Essa dica é fundamentalmente importante se você deseja juntar um dinheiro para dar de entrada no seu apartamento, e também é importantíssima se você deseja ter “espaço” no seu orçamento para encaixar o valor de um financiamento com menos esforço.

É importante ressaltar que para organizar finanças você deve ter a disciplina de se manter no seu objetivo escolhido. Sem essa disciplina, é praticamente impossível conseguir o seu resultado esperado.

Outros pontos para ter em mente
É importante ter em mente que você não deve cortar do seu orçamento nenhum gasto necessário. O lazer, por exemplo, não deve ser cortado do seu orçamento mensal em hipótese nenhuma – e esse é um erro que a maioria das pessoas comete.

O ideal é que você consiga pautar um valor mensal para o seu lazer, e não deixar com que esse valor se sobressaia daquele limite. Isso vai garantir que você tenha uma vida completa sem o menor problema.

Outro ponto importantíssimo para você organizar finanças de uma forma correta é ter em mente que em alguns casos você terá que gastar um dinheiro que não estava na sua “programação”. Como resolver esse problema? Faça um “fundo de emergência”.

Junte uma quantia razoável de dinheiro para que você consiga se manter mesmo sem emprego durante alguns meses. Esse dinheiro será fundamental para você cobrir qualquer despesa atípica e esse dinheiro guardado é que lhe trará a segurança caso você tenha medo que alguma coisa aconteça ao longo pagamento das mensalidades do seu financiamento.

Lembre-se também que o seu imóvel trará gastos sobressalentes, e alguns desses gastos são bem altos. Por isso, essa é mais uma razão para que você sempre tenha uma reserva financeira de emergência ( normalmente essa reserva deve ter o valor de 6 a 12 meses de salário guardados ).

Colocando em prática
Agora você já tem em mãos um conhecimento básico para organizar finanças. Importante dizer que, conhecimento sem aplicação não tem o menor valor.

E sabendo desse problema nós preparamos uma maneira com que você consiga colocar todo o conteúdo apresentado em prática. Essa maneira é utilizando a Planilha Financeira da Rosângela Imóveis. Com ela você irá conseguir visualizar todos os seus gastos de uma maneira simples e intuitiva, e certamente, com ela você estará cada vez mais próximo dos seus objetivos.

Para organizar finanças você só precisa de disciplina e das ferramentas corretas, e esperamos que você certamente conquiste os dois após a leitura desse artigo! Boa sorte!
Postado em: 05/12/2016 13:37:02

Postagem: 1 de 1

Ver todas as postagens

 
Arquivo...
 
[+]2017
[+]2016
Não informado.
Todos os direitos reservados.